Avançam as tratativas para efetivar a transição prevista na LC 786/21

27/01/2023 12:22:05



Na tarde da última terça-feira, os Diretores do Sindojus-SC e ACOIJ deram seguimento às discussões visando a efetivação da transição prevista no art. 5º da Lei Complementar (LC) 786/21 nas Comarcas. O encontro contou com a presença da juíza auxiliar da Presidência do TJSC, Iolanda Volkmann, e da assessora em Políticas Públicas da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Janice Merigo.

Estavam presentes nesse encontro, o presidente do Sindojus-SC, Fernando Amorim Coelho, o diretor Legislativo, Fábio Ramos Bittencourt, o diretor de Apoio às Comarcas do Sindojus-SC, Ricardo Prado, e os representantes da ACOIJ, Valézio Btittencou Edér Mohn e Thiago Tonelli.

Este foi o primeiro encontro do Grupo de Trabalho, criado pelo TJSC para tratar da transição, tendo a presença da Fecam. Muito solícita, a representante da Federação se comprometeu em auxiliar os municípios na adequação à lei, discutindo com os gestores municipais esse novo modelo de translado de crianças e adolescentes atendidos por ordem judicial; comprometeu-se, ainda, em discutir o assunto com a nova secretária de Assistência Social de SC, Alice Kuerten. 


Anteriormente, Oficiais de Itajaí pediram apoio do SIndojus-SC no processo

O diretor de Apoio às Comarcas do Sindojus-SC, Ricardo Prado, vem acompanhando de perto toda a discussão. Sua Diretoria foi a que recebeu a demanda direta dos Oficiais de Justiça de Itajaí para auxilio na adequação à lei na Comarca e, desde então, ele vem trabalhando para firmar uma parceria local entre judiciário e município, visando esse atendimento de alta complexidade.

Segundo Prado, no que se refere à Comarca de Itajaí, ao todo, já foram realizadas outras reuniões com representantes locais, visando alinhar convênio do Judiciário com o município, otimizando o fluxo dos acolhimentos e desacolhimentos na Comarca. “A nossa primeira reunião foi em 18 de junho, realizada de forma informal, com o dr. Fernando Carboni, representante legal da Vara da Infância e Juventude de Itajaí, tendo a participação do Oficial de Justiça da ACOIJ, Thiago Tonetti”, informa Prado.

Num segundo momento, ele diz que uma nova reunião on-line deu seguimento às negociações, que acabaram por fomentar esse terceiro encontro, agora com a presença da Fecam.


Em fevereiro, novos encontros prometem agilidade à transição

Investindo no andamento de todo esse processo, os Diretores do Sindojus-SC e ACOIJ, já agendaram para o dia 3 de fevereiro uma nova reunião na Comarca de Itajaí. A seguir, no dia 23 de fevereiro também já foi agendado encontro do Grupo de Trabalho do TJSC para dar seguimento as tratativas de implantação da lei.




SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA


(48) 3879-5501  |   (48) 9 8841-6131
Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410


2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados