Comarcas de Santa Catarina programam ações para comemorar o Dia Nacional da Adoção

17/05/2017 10:05:17



A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) informa que pelo menos 10 comarcas no Estado estão com programação especial para comemorar, no próximo dia 25 de maio, o Dia Nacional da Adoção, data instituída por meio da Lei Federal n. 10.447, de 9 de maio de 2002. A Ceij destaca os diversos eventos já confirmados que marcarão o mês da adoção, de forma a instigar o debate e propor reflexão sobre o tema:

Brusque - O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Brusque - GEAABQ, realizou no dia 10 de maio evento com o palestrante David Silva, fundador e líder do Movimento Brasil sem Órfãos, que abordou como tema "Adoção, um ato de amor e justiça". Também divulgou o trabalho e a programação do GEAABQ nas mídias locais.

Blumenau - no dia 10 de maio, na Uniasselvi, houve debate acadêmico sobre adoção entre a juíza Simone Faria Locks, titular da Infância e da Juventude, professor e alunos do curso de Direito; no dia 17 de maio, às 19h30min, será realizada uma roda de conversa no Auditório da OAB, com a presença da juíza e da promotora de justiça da Vara da Infância e Juventude, da advogada e presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB, de assistentes sociais forenses e de integrantes da diretoria do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Blumenau - GEAAB; no dia 25 de maio, serão realizadas entrevistas com representantes da OAB, Ministério Público e GEAAB em emissoras de rádio e de televisão; e encerrará o mês de maio (30) com reunião mensal do GEAAB, promoção de uma mesa-redonda e depoimento da juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, mãe adotiva, com a participação da OAB e do Ministério Público.

Indaial - no dia 19 de maio o Fórum da comarca, em parceria com o Grupo de Apoio à Adoção de Indaial, realizará uma roda de conversa sobre a adoção na Câmara de Vereadores do município.

Curitibanos - no dia 20 de maio haverá panfletagem no centro da cidade e almoço de confraternização na Associação Banco do Brasil de Curitibanos com famílias envolvidas nas causas da adoção. Serão ainda enviadas notas sobre o assunto aos meios de comunicação.

Balneário Piçarras - de 22 a 25 de maio, a 1ª Vara da comarca realizará o Programa de Preparação para Pretendentes à Adoção. No dia 25 de maio ocorrerá evento no Salão do Júri com a palestrante Juliana Inês da Silva Gonçalves, presidente do Grupo de Apoio à Adoção "Laços Encontrados" de Itajaí, em que será apresentada proposta de criação do Grupo de Apoio à Adoção da comarca de Balneário Piçarras.

Rio do Sul - no dia 25 de maio, o Grupo de Apoio à Adoção "Anjos do Amor" realizará evento com palestra ministrada por Hália Pauliv de Souza sobre "Adoção: exercício da fertilidade afetiva". O evento será no auditório do Instituto Federal Catarinense, situado na rua Abraham Lincoln, 210, bairro Jardim América, com início às 19 horas.

Lages - promoverá a publicação de reportagem em revista de ampla circulação local - Revista Expressiva - com entrevista sobre adoção.

Quilombo - dará início ao Programa de Preparação para Pretendentes à Adoção, que contará com a participação de 10 pretendentes como forma de comemorar o Dia Nacional da Adoção.

São Lourenço do Oeste - no dia 25, por intermédio do setor de Serviço Social, haverá um encontro com todos os casais que integram o Cadastro de Pretendentes à Adoção. No evento palestrarão a assistente social Simone Bavaresco Zarzeka e a psicóloga Giliane Schmitz.

Itajaí - o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção organiza atividade externa de divulgação com distribuição gratuita de fôlderes, flyers e livros sobre o tema.

Xanxerê - No dia 25 de maio, o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção "Amigos da Criança" - GEAAX promoverá palestra com a doutora Lídia Weber, psicóloga e autora de livros sobre o tema.

Para informações sobre adoção em Santa Catarina, acessar o endereço eletrônico: http://www.tjsc.jus.br/web/infancia-e-juventude/adocao

 Fonte: TJSC
 

 
 




SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA


(48) 3879-5501  |   (48) 9 8841-6131
Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410


2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados