Dia Estadual do Oficial de Justiça: QUEM SOU EU?

20/06/2020 08:09:27



Vamos comemorar?

No DIA 20 de JUNHO, desde 19 de dezembro de 2005 (Lei nº 13.623, ALESC), eu sou homenageado em Santa Catarina...

E, em tempos de pandemia, sou eu que garanto que a sua Justiça seja cumprida. 


QUEM SOU EU?

Muito prazer; EU SOU OFICIAL DE JUSTIÇA!


Tenho certeza de que você já ouviu falar de nós; ao todo somos 36 mil Oficiais de Justiça no Brasil, cerca de 800 em Santa Catarina. Daí você me pergunta: para que tudo isso? E eu vou te dizer que este quadro é ínfimo, já que para cada processo em andamento na justiça, precisa-se de um Oficial para cumpri-lo. Entendeu?

Mas o Judiciário está em home office, você dirá. Infelizmente, vou ter de acabar com sua ilusão, informando-lhe que apenas parte dele está. Faltou avisar à sociedade que para os Oficiais de Justiça, ditos “braços e pernas dos juízes nas ruas”, o regime de teletrabalho não funciona.

Em função disso, segundo informações do Judiciário, até o momento, 11 Oficiais de Justiça já perderam a vida para a COVID-19 no Brasil; muitos profissionais estão afastados e outros, recuperados, já voltaram à labuta. Afinal, a justiça não pode parar!

Medidas para fornecimento de medicamentos e leitos em UTI’s, alvarás de soltura, medidas protetivas, afastamento de agressores, e demais mandados judiciais de urgência. Estes mandados fazem parte do cotidiano do Oficial de Justiça, que vem enfrentando a pandemia, muitas vezes sem qualquer equipamento de proteção fornecido por seus tribunais. 

Para que estou te falando isso? Simples, apenas para deixar claro que temos muito em comum. Sentimos, sofremos e vivenciamos as angustias, alegrias e temores estampados no rosto de cada pessoa quando citamos, intimamos e cumprimos as mais drásticas ordens judiciais. Assim apelamos a você para que tenha conosco uma sincera empatia, pois como você, o Oficial de Justiça tem família e um lar para retornar. Uma casa que, por vezes, é contaminada pelo excesso de zelo do profissional para com sua função. 

Em época de pandemia, como pacificadores sociais, somos nós que, como homens da justiça, efetivamos a lei e a ordem judiciária. Então, empoderados deste saber, estamos aqui para agradecer pelo respeito daqueles que nos garantem reconhecimento; é hora de valorização!


Parabéns pelo seu dia!




SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA


(48) 3879-5501  |   (48) 9 8841-6131
Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410


2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados