ESPECIAL FILIADO: Conte sua História, por Valério Girotto - OJ de Quilombo

20/04/2022 17:52:19




Por Valério Girotto, Oficial de Justiça da Comarca de Quilombo.


Com a nova Lei Complementar n. 786 de 29/12/22 - que extinguiu o cargo de Oficial da Infância e Juventude,  transformando-o em Oficial de Justiça Avaliador, no último 5 de abril, pela primeira vez em sua carreira, o Oficial de Justiça da Comarca de Quilombo, Valério Girotto, não participou de um júri no fórum local, na cidade de Quilombo, onde atua há trinta e um anos. Ele está agradecido pela folga, assim como pelo auxílio no trabalho diário que recebeu após a implantação da lei.

Feliz, ele fala com orgulho do tempo em que assumiu a função, relatando as mudanças ocorridas nesse ínterim – além, é claro, da recente mudança no quadro, com a inclusão dos Oficiais da Infância e, consequentemente, da distribuição mais ampla de trabalho/ juri.  “Iniciei em 1991 e, lembro que tudo era manual, não tinha computador ou internet; o telefone que havia era apenas o fixo do Fórum”, relata.

Pode-se dizer que Girotto é um apaixonado por sua função, afirmando com convicção que ser Oficial de Justiça é muito gratificante. Atualmente, o quadro de Oficiais da Comarca de Quilombo é composto por ele, e as oficialas Rafaela Cristian Golo e Ana Laura Carneiro. “Bem mais tranquilo agora do que quando eu atuava sozinho, pois a carga de mandados era grande, não tinha folga nem final de semana livre”, relata.

O Oficial relembra que quando entrou para o Judiciário, sua Comarca era só do município de Quilombo; “anos depois que desmembraram três municípios de Quilombo, estando hoje com quatro”, explica. Em todo esse tempo como Oficial de Justiça, ele ficou mais de oito anos trabalhando sozinho na função. “Trabalhei sozinho porque, tendo só duas vagas na Comarca, alguns colegas que aqui passaram vinham e logo saíam - alguns para outras Comarcas, outros para outras funções. Apenas eu sempre permaneci”, esclarece.

Sobre essas parcerias ao longo da jornada, ele lembra do colega Milton Marcuart, hoje aposentado, que muito o ajudou. “Ele me auxiliou no início, mas logo deixou a Comarca e fiquei sozinho por alguns anos. Mas, não só dele, tenho saudade de todos os colegas que aqui passaram; todos foram companheiros e parceiros”, afirmou, reiterando que esta parceria é o que mais predomina em todos os Oficiais de Justiça

Em trinta e um anos de Judiciário, Girotto  foi acumulando histórias e muitas parcerias. Hoje, ele fala orgulhoso das inúmeras amizades espalhadas por todo o Estado. “Porque participei de muitas reuniões - jogos, cursos e encontros festivos, sou bem conhecido”, brinca, prometendo manter sua participação nesses eventos (em especial os realizados pelo sindicato), mesmo após a aposentadoria, que em breve já estará chegando.

Sobre ser filiado, o Oficial se diz grato aos dirigentes do Sindojus-SC - aos que passaram e os que ali estão. “Nosso sindicato foi sério e competente e foi seguindo essa linha que as conquistas vieram”, acredita, reiterando que sempre quando precisou, foi muito bem atendido. “Nós, Oficiais de Justiça, com tantas peculiaridades no trabalho que temos é fundamental sermos unidos”, conclui. 


SOBRE O ESPECIAL FILIADO - O Sindojus-SC está promovendo uma série de reportagens contando um pouco sobre o dia-a-dia de seus filiados. Participe: Conte sua história, também! Entre em contato pelo whatsapp do Sindojus-SC (48) 98841-6131.





SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA


(48) 3879-5501  |   (48) 9 8841-6131
Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410


2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados