Justiça de SC assina Pacto Estadual de Enfrentamento de Violência contra as Mulheres

21/11/2018 16:55:21



A desembargadora Salete Sommariva, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça, participou nesta semana da solenidade de abertura da campanha 16+5 Dias de Ativismo, cujo objetivo é promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. Na ocasião, em evento realizado no largo da Catedral, centro da Capital, a desembargadora assinou o Pacto Estadual de Enfrentamento de Violência contra as Mulheres.

A iniciativa da campanha surgiu em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), promoveram 16 dias de ativismo para chamar a atenção sobre o problema. No Brasil, a campanha ocorre desde 2003 e, após incorporar o Dia da Consciência Negra, passou a ser chamada 16+5 Dias de Ativismo. A mobilização termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como "Las Mariposas", assassinadas em 1960 por fazerem oposição ao governo do ditador Rafael Trujillo, que presidiu a República Dominicana de 1930 a 1961, quando foi deposto. Cerca de 150 países participam da campanha, lançada na manhã de ontem, na Capital.  

Fonte: TJ-SC





SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA

Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410



2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados