Justiça em Números: PJSC lidera indicadores nacionais de produtividade e eficiência

29/09/2021 09:48:50



O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) alcançou posição de liderança e destaque em diversos indicadores detalhados na edição do Relatório Justiça em Números 2021, anuário estatístico divulgado nesta terça-feira (28/9) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A publicação aponta que o Judiciário catarinense se encontra no quadrante de melhor desempenho em todos os gráficos relacionados ao Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), ao alcançar 100% neste indicador. Trata-se de uma medida que visa apontar a eficiência do tribunal, a partir do quanto foi capaz de produzir com os recursos disponíveis. O IPC-Jus varia de 0 a 100% e, alcançar o percentual máximo, significa que o tribunal foi capaz de baixar mais processos quando comparado com os demais, com recursos semelhantes.

Destaques da Justiça nacional em 2021

No Sumário Executivo, o Relatório Justiça em Números 2021 traz alguns destaques do Judiciário do país em 2021. Confira:

-Continuidade dos serviços essenciais da Justiça no período da pandemia da Covid-19 em 2020, com reinvenção dos fluxos de trabalho no âmbito do Poder Judiciário.

-Alto índice de adequação da Justiça no Brasil ao contexto da pandemia em relação a países que não promoveram atendimento judicial como: Albânia, Armênia, Austrália, Bangladesh, Espanha, Finlândia, Gana, Holanda, Noruega, Nova Zelândia e Sérvia.

-Medidas reativas para dar acesso à Justiça, como o Juízo 100% Digital e Balcão Virtual, e a edição de mais de 20 atos normativo, orientadores das atividades durante a crise sanitária.

-Atuação estratégica de iniciativas digitais encadeadas no Programa Justiça 4.0, conjunto de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial, para o incremento da governança, da transparência e da eficiência do Poder Judiciário, com redução de despesas.

Disponibilização à Sociedade

O Relatório Justiça em Números 2021, em sua 18ª edição, é disponibilizado a toda sociedade em formato aberto e constitui matéria-prima para investigações e pesquisas sobre o Poder Judiciário como objeto de estudo.

O acesso se dá por meio do portal do CNJ na internet. Clique aqui para visualização.




SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA


(48) 3879-5501  |   (48) 9 8841-6131
Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410


2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados