Nota de Esclarecimento sobre Convite do Sinjusc para Reunião conjunta com a Presidência

04/02/2019 17:35:09




Na última sexta-feira, às 17:42 o presidente do Sinjusc, Sr. Walmor Grando, entrou em contato com o presidente do SINDOJUS-SC, Sr. Fernando Amorim Coelho, estendendo um convite para que todos os presidentes de entidades de representação dos servidores do judiciário fossem em conjunto a reunião agendada por aquele sindicato, com o presidente do TJSC no próximo dia 06/02, sendo enviado em seguida por email o oficio convite em anexo. O que foi postado no site daquela entidade alguns minutos depois.
Seria uma grande iniciativa se a parceria entre as duas entidades sindicais não tivesse tido uma ruptura no ano de 2017, quando surpreendentemente após alguns anos de parceria, tendo  ações judiciais em conjunto e o SINDOJUS-SC tendo participado da Conferência dos Delegados 2017 do Sinjusc, dia 21/04/2017, compondo a mesa de abertura quando se falava que as entidades eram maiores que as pessoas e a nova gestão daquela entidade queria trabalhar em conjunto junto no que fosse comum.
Porém, tudo mudou rapidamente e em poucos meses em reunião da data-base 2017 com os dirigentes do TJSC, os diretores do Sinjusc exigiam a retirada da mesa dos diretores do SINDOJUS-SC, quando se tratava de itens comuns da pauta de ambos, alegando que a data-base era deles. Culminando com o ingresso de Ação da Justiça do Trabalho para cassação do Registro Sindical do SINDOJUS-SC, a qual segue em tramite e existe uma tutela antecipatória concedida para que até o transito em julgado o Sindicato que congrega 80% dos Oficiais de Justiça não possa praticar atos sindicais, apenas atos associativos, a qual se espera em breve seja derrubada.
Assim, esclarecemos aos Oficiais de Justiça de Santa Catarina que declinamos do convite do Sinjusc por não saber o que esperar, pois como ser parceiro de uma entidade onde não temos confiança em seus dirigentes, estariam eles querendo caracterizar a prática de atos sindicais? Afirme-se que as hostilidades começaram com o recebimento de um ofício padrão do MTE, que comunicava o Sinjusc da criação de um sindicato mais específico e solicitava que adequassem seu estatuto, o que já era esperado que aconteceria desde 2010, onde por quase unanimidade os Oficiais de Justiça optaram por seguir a tendência nacional e ter seu próprio sindicado.
O SINDOJUS-SC lamenta toda essa situação que só causa prejuízo aos filiados de ambos os lados e afirma estar sempre disposto a manter a cooperação com entidades sindicais de servidores públicos, porém após ter sofrido tantas hostilidades por parte do Sinjusc é necessário um gesto maior em busca da unidade de esforços e retomada da confiança. Este gesto é a imediata retirada das ações impetradas na justiça do trabalho e o reconhecimento do SINDOJUS-SC como entidade sindical dos Oficiais de Justiça e Oficiais de Justiça e Avaliadores do Poder Judiciário Catarinense, o que já o é de fato a quase uma década.
As instituições são maiores que seus dirigentes, porém os mesmos devem sempre agir com lealdade.



SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA


(48) 3879-5501  |   (48) 9 8841-6131
Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410


2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados