Nota de Esclarecimento sobre Convite do Sinjusc para Reunião conjunta com a Presidência

04/02/2019 17:35:09




Na última sexta-feira, às 17:42 o presidente do Sinjusc, Sr. Walmor Grando, entrou em contato com o presidente do SINDOJUS-SC, Sr. Fernando Amorim Coelho, estendendo um convite para que todos os presidentes de entidades de representação dos servidores do judiciário fossem em conjunto a reunião agendada por aquele sindicato, com o presidente do TJSC no próximo dia 06/02, sendo enviado em seguida por email o oficio convite em anexo. O que foi postado no site daquela entidade alguns minutos depois.
Seria uma grande iniciativa se a parceria entre as duas entidades sindicais não tivesse tido uma ruptura no ano de 2017, quando surpreendentemente após alguns anos de parceria, tendo  ações judiciais em conjunto e o SINDOJUS-SC tendo participado da Conferência dos Delegados 2017 do Sinjusc, dia 21/04/2017, compondo a mesa de abertura quando se falava que as entidades eram maiores que as pessoas e a nova gestão daquela entidade queria trabalhar em conjunto junto no que fosse comum.
Porém, tudo mudou rapidamente e em poucos meses em reunião da data-base 2017 com os dirigentes do TJSC, os diretores do Sinjusc exigiam a retirada da mesa dos diretores do SINDOJUS-SC, quando se tratava de itens comuns da pauta de ambos, alegando que a data-base era deles. Culminando com o ingresso de Ação da Justiça do Trabalho para cassação do Registro Sindical do SINDOJUS-SC, a qual segue em tramite e existe uma tutela antecipatória concedida para que até o transito em julgado o Sindicato que congrega 80% dos Oficiais de Justiça não possa praticar atos sindicais, apenas atos associativos, a qual se espera em breve seja derrubada.
Assim, esclarecemos aos Oficiais de Justiça de Santa Catarina que declinamos do convite do Sinjusc por não saber o que esperar, pois como ser parceiro de uma entidade onde não temos confiança em seus dirigentes, estariam eles querendo caracterizar a prática de atos sindicais? Afirme-se que as hostilidades começaram com o recebimento de um ofício padrão do MTE, que comunicava o Sinjusc da criação de um sindicato mais específico e solicitava que adequassem seu estatuto, o que já era esperado que aconteceria desde 2010, onde por quase unanimidade os Oficiais de Justiça optaram por seguir a tendência nacional e ter seu próprio sindicado.
O SINDOJUS-SC lamenta toda essa situação que só causa prejuízo aos filiados de ambos os lados e afirma estar sempre disposto a manter a cooperação com entidades sindicais de servidores públicos, porém após ter sofrido tantas hostilidades por parte do Sinjusc é necessário um gesto maior em busca da unidade de esforços e retomada da confiança. Este gesto é a imediata retirada das ações impetradas na justiça do trabalho e o reconhecimento do SINDOJUS-SC como entidade sindical dos Oficiais de Justiça e Oficiais de Justiça e Avaliadores do Poder Judiciário Catarinense, o que já o é de fato a quase uma década.
As instituições são maiores que seus dirigentes, porém os mesmos devem sempre agir com lealdade.





SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA

Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410



2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados