Semana Nacional de Conciliação prevê pautar mais de 10 mil processos em todo Estado

21/11/2017 14:49:58



O Tribunal de Justiça de Santa Catarina realizará, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a 12ª Semana Nacional da Conciliação. O evento, já tradicional no calendário do Judiciário catarinense, tem crescido ano após ano, sempre com foco na divulgação da cultura da conciliação.

A previsão é que, em todo o Estado, mais de 10 mil processos entrem nas tratativas de acordo. Na Capital, por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs), cerca de 4 mil processos judiciais entrarão na pauta da conciliação. No Núcleo de Conciliação de 2ºGrau, a intenção é ultrapassar o número registrado no ano passado para atingir mais de 300 processos.

Para a desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli, subcoordenadora do Sistema de Juizados Especiais, esta é a prova de que cada vez mais a conciliação tem sido vista como o melhor meio para resolver muitas demandas. Segundo a magistrada, 64 comarcas fizeram inscrição para participar da Semana. Cada uma delas, acrescenta, pautará no mínimo 100 processos. Com isso, cerca de 6,4 mil processos entrarão nas negociações de acordo nas comarcas em todo o território catarinense.

Enquanto nas comarcas o foco será exclusivamente as audiências, na capital catarinense haverá uma série de atividades artísticas e culturais como forma de engajar o público e divulgar a cultura da conciliação. Com esse objetivo, TJ e Prefeitura Municipal de Florianópolis selecionaram uma série de parceiros, que trarão para o Largo da Alfândega serviços relacionados à saúde, educação e assistência social, entre outros prestados, boa parte deles prestados pelas secretarias municipais. Também estarão presentes entidades como o Procon, Pró-Cidadão e OAB/SC, assim como empresas bancárias e de telefonia.

Além de atividades para o público realizadas no centro de Florianópolis, ocorrerão no Fórum Central da Capital audiências de conciliação pré-processuais sobre dívidas relacionadas a empresas como Celesc e Casan. A desembargadora Janice Ubialli enfatiza a importância de um evento desse porte como forma de chamar a atenção do público para a conciliação.

"O juiz pode encontrar o fim do processo, mas o fim do conflito, se não for encontrado pelas partes, pode persistir. O que se busca com a conciliação é exatamente isto, o fim do conflito, e é muito melhor quando ele é encontrado pelas partes, mediante um acordo, uma conversa", ressalta a magistrada. A Semana Nacional da Conciliação é um evento anual instituído pelo Conselho Nacional de Justiça e que envolve todos os tribunais estaduais, federais e do trabalho de todo o país. No ano passado, apenas o TJSC realizou cerca de 2,1 mil acordos, com registro de movimentação superior a R$ 23 milhões.
Fonte: tjsc



SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA


(48) 3879-5501  |   (48) 9 8841-6131
Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410


2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados