Sindojus-SC firma parcerias para atendimento psicológico diferenciado aos filiados

10/08/2021 15:47:22



Não há como negar: a pandemia de Covid-19 afetou drasticamente a saúde mental dos brasileiros, em especial daqueles que tiveram de enfrentá-la diariamente, como é o caso dos Oficiais de Justiça. Ciente disso, o Sindojus-SC formatou um projeto de Saúde Mental, voltado a facilitar o acesso de seus filiados ao atendimento psicológico em duas diferentes frentes.

Com a UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, o Sindicato firmou uma parceria com o curso de Psicologia de Florianópolis, para a oferta de grupos de discussão on-line sobre temáticas relacionadas aos cuidados com a saúde mental do Oficial de Justiça. Os grupos iniciarão os encontros no mês de outubro, mas as inscrições para participação já estão abertas (veja matéria da pagina 09).

Além disso, o Sindojus-SC também firmou um convênio com a Clínica UP Psicologia, que prestará atendimento psicológico On-line e Presencial aos seus filiados, assim como aos seus dependentes diretos, a partir de tabela de valores diferenciada. A Clínica fica no município de São José - Centro Empresarial Orlando Odilio Koerich, Bairro Campinas.


SAIBA MAIS SOBRE OS DOIS CONVÊNIOS A SEGUIR: 

CONVÊNIO 1: UNISUL e Sindojus-SC se unem em projeto  de Saúde Mental para os Oficiais de Justiça

Pensando nas repercussões do trabalho dos Oficiais de Justiça do Estado de Santa Catarina, e em promover condições que favoreçam o cuidado com a saúde mental destes profissionais, o Sindojus-SC firmou uma parceria com o curso de Psicologia da Unisul Florianópolis, para a oferta de grupos de discussão sobre temáticas relacionadas aos cuidados com a saúde mental. 

Os grupos foram organizados a partir da participação dos próprios Oficiais filiados, que responderam a um formulário encaminhado pelo Sindicato. Os grupos constituem-se em atividades relacionadas a estágio específico, de estudantes do último semestre do curso, que desenvolvem seus estágios em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Os estagiários serão orientados pela professora Juliane Viecili, docente do curso de Psicologia da Unisul há 15 anos, psicóloga e doutora em Psicologia pela UFSC, na área de pesquisa Aprendizagem, organizações e trabalho. 

O objetivo dos grupos é de promover debates, apoio e promoção de estratégias para enfrentamento das dificuldades vivenciadas nos contextos de trabalho. Os grupos serão realizados semanalmente, de forma remota síncrona (em tempo real), no total de 6 encontros de 1h30min. Os grupos serão compostos por no máximo 15 pessoas (as primeiras que se inscreverem).

Os dois grupos são gratuitos e para participar basta você fazer a sua inscrição em um dos links abaixo referente ao grupo que gostaria participar: 


ANSIEDADE EM CONTEXTO DE TRABALHO: 

ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO 

Dias: 14/09, 21/09, 28/09, 05/10, 19/10 e 26/10

Terças-feiras, das 19h às 20h30min

Link de inscrição: https://forms.gle/vE6J5PbGA5enPckAA 


ESTRESSE EM CONTEXTO DE TRABALHO: 

ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

Dias: 14/09, 21/09, 28/09, 05/10, 19/10 e 26/10

Terças-feiras, das 19h às 20h30min

Link de inscrição: https://forms.gle/L6yAXejjiCth45bd7


CONVÊNIO 2 : Clínica UP Psicologia atenderá filiados com tabela diferenciada

Além da ansiedade, vários outros sentimentos afloraram durante a pandemia, e novos desafios surgiram. O home office não deixa de ser um desafio, pois há quanto tempo não ficávamos tanto tempo em casa? Como está sendo ou foi adequar a rotina do seu trabalho às rotinas da casa? E, principalmente, estando dentro de casa? Como foi ou está sendo lidar com o luto, seja de familiares ou amigos? Como lidar com o excesso de informações que somos bombar-deados diuturnamente?

Com a recente parceria entre o Sindojus-SC e a UP Psicologia,  os Oficiais de Justiça terão apoio na descoberta de respostas a todos estes questionamentos.

A UP oferece a todos os filiados do Sindojus-SC e seus dependentes diretos, serviços de Psicologia, os quais podem ser agendados pelo telefone (48) 99182 – 7021 (WhatsApp). Cuidar da saúde mental é muito importante, e seus resultados podem ser observados no nosso dia a dia, seja em casa ou no trabalho.  

Agende hoje mesmo sua consulta:  A terapia inspira!


PESQUISAS

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2020 revela que 80% da população se tornou mais ansiosa durante a pandemia do novo coronavírus. A pesquisa mostrou também que 65% dos entrevistados têm sentimento de raiva; 63% sintomas somáticos, que podem ser sensação de dor, mal-estar gástrico, qualquer coisa orgânica resultante de um quadro de ansiedade; e 50% tiveram alteração do sono.

     A piora da saúde mental do brasileiro também pode ser sentida no balcão das farmácias: nos cinco primeiros meses de 2021, houve aumento de 13% da venda de antidepressivos e estabilizadores de humor. Na prática, foram quase 4,782 milhões de unidades (cápsulas e comprimidos) vendidas a mais neste ano em relação a igual período de 2020, segundo levantamento inédito do CFF (Conselho Federal de Farmácia), a partir de dados da consultoria IQVIA.

   Outro estudo, agora do Hospital das Clínicas de São Paulo - que acompanha um grupo de pacientes que estiveram internados por Covid-19, mostra que 58,7% deles relatavam pelo menos um sintoma emocional ou cognitivo, como perda de memória (42%), insônia (33%), ansiedade (31%) e depressão (22%).

Fonte: Agencia Brasil e NSC.





SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA


(48) 3879-5501  |   (48) 9 8841-6131
Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410


2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados