A Associação Catarinense dos Oficiais da Infância e Juventude (ACOIJ) realizou, em março, a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da categoria, em Gramado (RS). O encontro, que contou com a presença do vice-presidente do Sindojus-SC, Evaldo Cassol, simbolizou mais um passo concreto na aproximação e no fortalecimento da união entre os oficiais de justiça e os oficiais da infância e juventude de Santa Catarina.
Um dos principais anúncios do encontro foi a criação do Fórum dos Oficiais do Poder Judiciário de Santa Catarina, que será composto pela Diretoria da ACOIJ e do Sindojus-SC. O objetivo é estabelecer um canal permanente de diálogo para tratar das demandas das duas categorias de forma integrada.
Durante a AGE, os associados da ACOIJ levantaram questionamentos importantes sobre a realização de assembleias híbridas e a unificação das categorias em um único sindicato. Em resposta, Evaldo Cassol destacou:
“A discussão está avançando. A integração entre os cargos é uma realidade e as entidades estão trabalhando para que isso se reflita também na estrutura sindical.”
A Diretoria da ACOIJ reforçou a importância do momento:
“O ponto mais importante desta nossa assembleia foi a garantia de que a unificação é um caminho sem volta. A integração entre os dois cargos está cada dia maior e, futuramente, teremos encontros conjuntos, pois hoje já trabalhamos nas mesmas salas nas comarcas. Não faz mais sentido discutir nosso futuro de forma separada.