TJSC está perto de se tornar 100% digital

06/02/2016 17:34:17



Os processos jurídicos de papel estão com os dias contados emSanta Catarina. Nesta semana, servidores dos gabinetes dos desembargadores e juízes de 2º grau com atuação nas câmaras criminais do Tribunal de Justiça participaram de uma aula para se familiarizar com o novo sistema digital. 

Agora a entrada de novas ações e os recursos passam a tramitar somente em meio eletrônico no Tribunal de Justiça do Estado (TJSC) que está a caminho de se tornar 100% digital. Desde 2013, as 111 comarcas (primeira instância) operam com o processo digital, com a chegada da mudança à segunda instância a comunicação entre ambas será facilitada. 

Isso aumentará a produtividade dos servidores, que terão acesso muito mais rápido e ágil a informações necessárias ? sem precisar se deslocar até o fórum ou do interior até Florianópolis para ter acesso a alguns autos digitais ? e fim do desperdício de milhares de folhas de papel. 

O sistema utilizado é o mesmo já adotado por outros tribunais como o de São Paulo (considerado o maior do mundo), Acre, Amazonas, Alagoas, entre outros. Estudos da Softplan ? empresa responsável, junto com o TJSC, pelo Sistema de Automação da Justiça ? em parceria com os tribunais apontam 47% de ganho na taxa de vazão dos processos, 50% de aumento na produtividade de magistrados e 90% mais agilidade na tramitação dos processos.

Fonte: DC





SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA

Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410



2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados