Tranquilidade e respeito total às normas sanitárias marcam retorno gradual do PJSC

03/07/2021 14:27:01



Importante destacar que grande parte dos magistrados e servidores continua no regime home office e, por conta disso, o PJSC atende primeiro pelo Balcão Virtual, das 12h às 19h, com acesso pelo endereço eletrônico do TJSC. O juiz auxiliar da Presidência Cláudio Regis de Figueiredo e Silva destacou que o retorno gradual do atendimento presencial aconteceu em todas as unidades do Estado, com a restrição de até 20% para as regiões em nível gravíssimo e de até 30% nas graves.

As regras sanitárias de utilização da máscara, do uso do álcool em gel e da necessidade de distanciamento continuam obrigatórias. Nesta semana, apenas a região do Extremo Oeste está em nível grave, enquanto todas as outras continuam no gravíssimo. Segundo o chefe da Casa Militar do PJSC, coronel Adilson Luiz da Silva, o percentual médio de ocupação ficou dentro do que prevê a resolução. “Percebemos que havia uma demanda reprimida, porque só nesta quinta-feira tivemos 40 comarcas com audiências presenciais”, observou.

Na comarca da Capital, os cinco fóruns espalhados pelo município de Florianópolis tiveram um fluxo de colaboradores e de visitantes dentro do esperado. Somente no Fórum Central, Desembargador Rid Silva, 170 pessoas acessaram o prédio neste 1º de julho. “No retorno gradual que iniciou nesta quinta, seguindo os protocolos de saúde, não houve intercorrências. Ao contrário, observamos os servidores com ânimo e disposição para realizar suas atividades presencialmente e com uma alegria contagiante em rever os amigos e colegas de trabalho. A vida profissional, ao vivo e a cores, recomeça seu curso”, comemorou o chefe de secretaria do Fórum Rid Silva, Jose Claudio Passamani.

Criciúma

Na comarca de Lages, na Serra Catarinense, o risco potencial de contágio do coronavírus é gravíssimo. Portanto, até 20% do quadro de pessoal pôde retornar às atividades presencialmente. No primeiro dia de retomada, todas as orientações sanitárias foram seguidas à risca pelos servidores, magistrados e quem precisou ser atendido e tinha ato agendado no fórum. A maioria das unidades optou em fazer rodízio entre os que podem atuar de modo presencial. “O atendimento no fórum é reservado aos casos estritamente necessários ou quando inviável pela via remota ou virtual, sempre com agendamento prévio”, reforça a secretária do Fórum de Lages, Yonara Zeschau Schimitz Silva.

Chapecó

Na região Norte do Estado, a comarca de Joinville também cumpriu rigorosamente a normativa da retomada gradual de atendimento, com 20% de pessoal nas unidades. Na avaliação do diretor do Fórum Central da comarca de Joinville, juiz Márcio Renê Rocha, o retorno gradual foi dentro do esperado. “Os atos continuam restritos e mantêm-se com toda cautela necessária. Tivemos experiências anteriores da volta dos trabalhos e, por isso, não registramos alterações. Tudo transcorreu muito bem nesta retomada do atendimento presencial”, informou o magistrado. O chefe da Secretaria do Fórum Central da comarca de Joinville, Fabrício Antunes Matiola, enfatiza que o atendimento no Fórum precisa ser agendado com as unidades judiciais.

Blumenau

O Extremo-Oeste foi a única região autorizada a retomar com até 30% da equipe. O percentual maior do que nas demais comarcas do estado se deve à classificação de risco potencial grave, indicada pela cor laranja. A juíza diretora do foro da comarca de São Miguel do Oeste, Catherine Recouvreux, conta que o primeiro dia de retorno gradual aconteceu dentro do esperado. “A movimentação no fórum foi tranquila, sem aumento de visitantes. Garantimos um servidor por setor. Tivemos algumas audiências mistas, seguindo todos os protocolos de segurança. Boa parte dos servidores já está vacinada, ou por idade ou por pertencer a grupo de risco. Apenas uma servidora completou o esquema de vacinação com a segunda dose. Os demais estão no aguardo. Acreditamos que com o avanço da imunização, em breve poderemos evoluir para a classificação de cor amarela e reestabelecer o atendimento mais próximo da normalidade”, destaca a magistrada que também reforçou que o atendimento segue prioritariamente de maneira virtual.

Fonte: tjsc




SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA


(48) 3879-5501  |   (48) 9 8841-6131
Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410


2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados