Tribunal divulga divisão das 35 vagas de Oficiais de Justiça por Comarca

10/07/2019 15:47:49



O TJ-SC acaba de liberar a listagem do número de Oficiais de Justiça a serem acrescidos as Comarcas do Estado, garantindo 35 novos profissionais ao quadro.  Nas últimas semanas, os Diretores do Sindojus-SC estiveram visitando algumas Comarcas, entre elas as consideradas em estado mais premente de excesso de mandados, como a de Camboriú, Palhoça e Jaraguá do Sul - cnforme a listagem apresentada pelo Tribunal, Jaraguá do Sul receberá dois novos Oficiais de Justiça, Camboriú  e Palhoça terão um acréscimo cada.

Segundo o presidente do Sindojus-SC, Fernando Amorim Coelho, apesar do acréscimo de profissionais não solucionar os problemas nas Comarcas, acredita-se que ele dará um fôlego aos colegas sobrecarregados.  "Cidades como Jaraguá do Sul, Palhoça e Camboriú tiveram um crescimento populacional exorbitante, fazendo com que a quantidade de mandados praticamente quadruplicasse, enquanto o número de Oficiais de Justiça se manteve, por vezes foi reduzido. Isto, muito se deve a implantação de Varas sem criar novos cargos de Oficiais de Justiça, o que tornou o cotidiano de trabalho da nossa categoria constrangedora e insustentável", esclarece.

Na Comarca de Entrância Especial de Jaraguá do Sul, por exemplo, há apenas 12 vagas de Oficial de Justiça para cobrir mandados oriundos de sete Varas, além do Juizado Especial Civel; somente a cidade sede (a Comarca também tem abrangência em Corupá) tem hoje mais de 174 mil habitantes. Destas 12 vagas, dois estão desocupadas, visto que um Oficial acaba de pedir exoneração e outro foi transferido por problemas. "É uma situação insustentável e deve ser apaziguado agora com estes dois novos profissionais. Mas é apenas um primeiro passo, é necessário cobrarmos a distribuição de mais cargos para as Comarcas que permanecerão em estado crítico e a implantação de forças tarefa para eliminar a situação de urgência", garante Amorim. 

Veja a seguir as Comarcas que receberão acréscimo ao quadro de Oficiais de Justiça: Blumenau -? 3 OJ; Itajaí - 3 OJ; Navegantes - 3 OJ; Canoinhas - 2 OJ; Criciúma - 2 OJ; Mafra - 2 OJ; Abelardo Luz - 1 OJ; Araranguá - 1 OJ; Bom Retiro - 1 OJ; Indaial - 1 OJ; Lebon Régis - 1 OJ; Meleiro - 1 OJ; Palmitos - 1 OJ; Papanduva - 1 OJ;  Porto Belo - 1 OJ; Presidente Getúlio - 1 OJ; Rio Negrinho - 1 OJ; São João Batista - 1 OJ; São Joaquim - 1 OJ; Taió - 1 OJ; Tijucas - 1 OJ; Urussanga - 1 OJ; Jaraguá do Sul - 2 OJ; Camboriú - 1 OJ;  e Palhoça - 1 OJ. Lembrando que as vagas estão sendo preenchidas conforme critérios de maior necessidade de força de trabalho, conforme mapeamento estatístico realizado pelo Judiciário em todas as Comarcas do Estado.



SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA


(48) 3879-5501  |   (48) 9 8841-6131
Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410


2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados