O segundo dia do VI CONOJUS, realizado na quinta-feira (23), no CentroSul, em Florianópolis, foi marcado por uma programação intensa, reunindo especialistas e autoridades para discutir os desafios e as transformações da atividade dos Oficiais de Justiça no Brasil.
A abertura da manhã contou com o juiz de direito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, professor e pesquisador, Alexandre Morais da Rosa, que apresentou a palestra “A transformação do Oficial de Justiça ante os reflexos das inovações tecnológicas nos tribunais”, destacando o impacto da inteligência artificial, do Big Data e da jurimetria na atuação profissional.
Na sequência, o conselheiro do CNJ e ouvidor nacional de Justiça, Marcello Terto e Silva, conduziu a palestra “Aspectos destacados da Resolução 600 do CNJ”, abordando os avanços normativos e os desafios da sua aplicação prática.
Ainda pela manhã, o Oficial de Justiça André Reis Lacerda apresentou “A Res. 600/25 CNJ e LGPD: a nova era da investigação patrimonial garantindo o cumprimento efetivo de ordens judiciais com IA e proteção de dados”, destacando a integração entre tecnologia e segurança jurídica.
Em seguida, Solon Beviláqua abordou a palestra “Produção do conhecimento aplicado à atividade do Oficial de Justiça”, reforçando a importância da capacitação contínua e da construção de conhecimento técnico na carreira.
No período da tarde, o professor Humberto Lima de Lucena Filho apresentou “Aspectos práticos da pesquisa patrimonial e o uso das ferramentas eletrônicas por Oficiais de Justiça”, com foco na atuação prática e no uso de tecnologias no cumprimento de mandados.
Na sequência, o painel “Estratégias de busca e localização de pessoas: contribuições das experiências operacionais do BOPE e da Polícia Federal para a atividade do Oficial de Justiça” reuniu os palestrantes Bruno Alves de Morais e Fábio Luís Scheeren, com mediação de Gina Geipel, trazendo uma abordagem prática e estratégica baseada em experiências de campo.
Outro destaque foi a palestra da especialista em gestão pública Rafaella Fagundes de Menezes, com o tema “Gestão e trabalho no Judiciário: os desafios da lógica gerencial”, abordando produtividade, organização e impactos na rotina dos servidores.
Encerrando o dia, dois painéis ampliaram o debate institucional. O primeiro, “Resolver ou cumprir? O Oficial de Justiça no campo da conciliação”, contou com a participação de Roberto Portugal Bacellar, Ricardo Tadeu Estanislau Prado e Quitéria Tamanini Vieira.
Já o painel final, “Da rua ao gabinete: a evolução do Oficial de Justiça na perspectiva de desembargadores com experiência no campo”, reuniu os desembargadores Manoel de Sousa Dourado, Saul Steil e Altamiro de Oliveira, promovendo uma reflexão sobre a trajetória e a evolução da carreira.
Produção intelectual também teve destaque
Além da programação técnica, o evento contou com a Livraria do Oficial Escritor, espaço dedicado à valorização da produção intelectual da categoria, reunindo obras de Oficiais e Oficialas de Justiça de todo o país.
A iniciativa reforçou o protagonismo da categoria também no campo acadêmico e cultural, ampliando o intercâmbio de conhecimento entre os participantes.
Com uma programação robusta, atual e conectada às transformações do Judiciário, o segundo dia do VI CONOJUS consolidou o evento como um espaço de inovação, troca de experiências e fortalecimento da carreira dos Oficiais de Justiça no Brasil.